Alicorp
            

                Unificando a arquitetura de processos com o ARIS
            

                Conheça o nosso cliente de destaque
            

Fundada em 1900, a Alicorp surgiu como produtora de óleos e sabões e chegou ao topo das maiores empresas de processamento de alimentos da América Latina. A empresa é proprietária de mais de 150 marcas próprias e quatro linhas estabelecidas de negócios. Potência no mercado de bens de consumo, a Alicorp, empresa sediada no Peru, conta com mais de 12.000 funcionários em nove países e declarou receitas de três bilhões de dólares só no ano de 2020.

                Desafios
            

  • Pressão para traçar um roteiro ambicioso para 2025
  • Necessidade de unificar tecnologias e processos em quatro complexas linhas de negócios
  • Demanda pela padronização e automação de processos em todas as regiões geográficas e subsidiárias
  • Falta de visibilidade de processos, interna e externamente
  • Dificuldade em encontrar uma plataforma aberta de gerenciamento de processos que pudesse se integrar à nova migração para o SAP

                Resultados
            

  • Integrou e padronizou mais de 60 anos de processos essenciais
  • Alcançou todos os principais marcos do roteiro para 2025 até o momento
  • Integrou-se de forma imediata à atualização do SAP S/4HANA em nível de conglomerado.
  • Desenvolveu um caso de uso em apenas dez semanas sobre mineração de processos “da compra ao pagamento”
  • Criou uma fonte única de verdade para fornecedores e stakeholders internos
  • Migrou 500 usuários para um novo sistema no qual todos agora operam efetivamente
  • Aumento esperado de 20% na eficiência

                Solução
            

ARIS para:

  • Projeto e estratégia de negócios
  • Gerenciamento de implementações e mudanças
  • Automação e conectividade de negócios
  • Gestão de riscos e conformidade
  • Análise e mineração de processos
  • Serviços profissionais
logotipo

                    “Graças à tecnologia aberta da Software AG, estamos bastante avançados rumo à concretização bem-sucedida do nosso roteiro para 2025.”
                

– Juan Balbin | Diretor corporativo de TI 

                Padronizando 60 anos de complexidade
            

A Alicorp trabalhou duro ao longo dos seus 60 anos de existência para se tornar uma empresa dominante no setor em que atua. Isso foi alcançado através do trabalho árduo, crescimento orgânico e aquisições estratégicas. Organizada em quatro linhas de negócios (bens de consumo, B2B, aquicultura e moagem), a Alicorp é uma organização famosa na América Latina e caminha rapidamente para ser uma gigante global. No entanto, anos de crescimento acelerado custaram um preço.

A empresa precisava ser ágil. A empresa adquiriu novas soluções tecnológicas para solucionar problemas locais e, ao mesmo tempo, executar novos aplicativos destinados a prestar um melhor atendimento aos clientes globais, inclusive combinando diferentes sistemas após inúmeras aquisições. O resultado? O potencial para uma anarquia operacional. A Alicorp, porém, não chegaria onde está se fosse lenta para reagir. Por essa razão, criou um ambicioso roteiro digital em 2017: O objetivo é unificar todas as tecnologias até 2025.

“Nosso mantra de negócios é ‘Nutrir o crescimento do futuro’”, afirma Juan Balbin. “São 60 anos de compromisso com nossa causa. Ficou evidente, porém, que não conseguiríamos manter esse compromisso sem solucionar o enorme dilema dos vários processos e sistemas.”

Migração para o SAP expõe impasse

A solução foi pôr mãos à obra. O primeiro grande marco a ser alcançado no contexto do roteiro era uma migração corporativa do SAP R/3® para o SAP S/4HANA®. A Alicorp estava ciente de que seria um projeto de enormes proporções, mas subestimou a grande importância que teria para a segunda parte de sua transformação planejada do processo de negócios:

“Começamos a analisar a segunda fase do nosso roteiro e logo percebemos que havia poucos fornecedores realmente abertos à integração com o SAP S/4HANA, muito menos dispostos a expor os processos vinculados a instâncias do SAP R/3 que em breve se tornariam obsoletas”, diz Balbin.

Com isso, a Alicorp aprofundou suas pesquisas. A organização sabia do que precisava: uma poderosa plataforma de gerenciamento de processos de negócios sofisticada na qual engenheiros, designers, arquitetos e fornecedores estratégicos pudessem colaborar usando uma interface de usuário conectada. Seu desejo era estabelecer um sistema definitivo de governança de processos relacionado a funções, responsabilidades e hierarquias. Era preciso gerenciar o desempenho por meio da funcionalidade de mineração de processos e otimizar processos em consonância com KPIs estratégicos. A empresa desejava ainda ter meios de gerenciar os riscos e a conformidade operacionais. Foi um tanto difícil encontrar um fornecedor com a tecnologia capaz de realizar tudo isso, sem mencionar o fato de que tal fornecedor deveria ser independente e aberto o bastante para criar o fluxo fluido de dados entre a nova arquitetura de processos, as instâncias obsoletas do SAP R/3 e o novo software SAP S4/HANA. Assim, ao descobrir que o ARIS Enterprise da Software AG era capaz de realizar todo o trabalho e incluía uma solução de integração com SAP, a Alicorp entendeu que havia encontrado o parceiro ideal.

Uma empresa genuinamente conectada

A Alicorp foi direto ao xis da questão. Antes de tudo, era necessário definir e planejar a integração com o SAP® Solution Manager (SolMan). Onde todos os fornecedores falaram que a tarefa era impossível, o ARIS da Software AG se comunicou perfeitamente com o SolMan por meio de acesso HTTP. A migração completa envolvendo todo o negócio principal da Alicorp e abrangendo todos os processos foi concluída em menos de dois anos. Nada mau!

Em menos de um ano e meio, todos os 500 usuários estavam efetivamente utilizando o ARIS e compartilhando um ponto único de verdade em relação à trajetória da empresa e dos clientes. A Alicorp estima ainda que obterá um ganho adicional de 20% na eficiência de suas operações, reduzirá incidentes, evitará solicitações dispendiosas de mudanças e poderá controlar todas as operações de forma centralizada.

Lançamento do Procure to Pay em dez semanas

E os casos de uso bem-sucedidos não param de crescer — veja, por exemplo, o projeto de mineração de processos:

“Rapidamente voltamos nossa atenção para uma de nossas maiores dificuldades — a trajetória do cliente, da compra ao pagamento. Precisávamos estar prontos para medir a eficiência, utilizando KPIs alinhados à nossa estratégia. E houve toda aquela aflição de executar a integração com o SAP S/4HANA”, diz Balbin.

Felizmente, a equipe de Serviços profissionais da Software AG estava lá para ajudar. A integração e o processo executado de ponta a ponta da perspectiva da compra à contabilidade e ao pagamento, incluindo todos os dashboards estratégicos, foram colocados em operação em apenas dez semanas. “Hoje, contamos com 54 dimensões analíticas, 41 indicadores, 71 análises preferenciais e 104 medições, tudo em um único painel do ARIS. É simplesmente surpreendente!”, afirma Juan Balbin. “Além disso, nossos usuários de negócios não precisam solicitar relatórios do SAP. Já está tudo lá.”

Nutrindo o crescimento do futuro

Com a migração para o SAP praticamente concluída em todas as regiões geográficas, a Alicorp agora concentra sua atenção em outras empresas do grupo, já que se sente segura por ocupar uma posição que lhe permitirá ampliar a excelência. E a parceria com a Software AG continua a crescer. Graças à utilização atual do webMethods da Software AG em novos projetos complexos de integração e do Alfabet no gerenciamento de ativos, a Alicorp nunca esteve tão bem posicionada para nutrir o crescimento do futuro.

                    Conheça o produto por trás da solução principal
                

Alcance a excelência nos processos mais rapidamente. 
ICS JPG PDF WRD XLS